Nova onda de covid-19 na Europa e na Ásia deve servir de alerta para o Brasil
14/11/2021 14:02 em Internacional

Festas de final de ano, férias e o Carnaval podem fazer número de casos voltar a subir no país


A retomada de casos de coronavírus em alguns países da Europa e Ásia, após um declínio expressivo da pandemia nos últimos meses, serve como alerta para a situação da doença no Brasil. Países desses continentes vêm registrando aumento de casos e óbitos mesmo em locais em que a cobertura vacinal já se encontra em patamares elevados. A advertência foi divulgada na sexta-feira (12) pelos cientistas que elaboram o Boletim Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os cientistas defendem a importância da vacinação e a necessidade de seguir os protocolos sanitários de higiene e segurança, como o uso de máscaras, por exemplo. Os profissionais também ressaltaram a preocupação com o ritmo de vacinação, pois houve uma desaceleração na procura pelo imunizante. No Rio Grande do Sul, por exemplo, mais de um milhão de pessoas estão com a segunda dose da vacina em atraso.
Especialistas atribuem a nova onda também à perda gradual da eficácia dos imunizantes - principalmente entre os mais velhos - e à aproximação do inverno no Hemisfério Norte, que amplia as atividades em ambientes fechados.

"O crescimento rápido do número de casos é um aviso que deve ser levado em conta", disse nesta semana o diretor regional para a Europa da OMS, o belga Hans Kluge.  “Se mantivermos esse ritmo de contágio nos 53 países do continente, podemos ter outro meio milhão de mortos até fevereiro.”





COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!